Análise Técnica versus Análise Fundamental

A Análise Técnica e a Análise Fundamental são as duas principais escolas de pensamento sobre os Mercados financeiros.


A Análise Técnica estuda o movimento de preço para prever o preço futuro de um ativo. A Análise Fundamental, por outro lado, olha para os fatores económicos, conhecidos como os fundamentos.


As diferenças

Gráficos versus Demonstrações Financeiras

No nível mais básico, um analista técnico começa por estudar um ativo no mercado a partir de gráficos de preços, enquanto um analista fundamental começa com a análise contabilística da empresa que pretende analisar.


Em termos financeiros, o analista tenta medir o valor intrínseco de uma determinada empresa. Teoricamente se o preço de uma ação está abaixo do seu valor intrínseco, é um bom investimento. Embora esta seja uma simplificação excessiva porque a análise fundamental vai muito além das demonstrações financeiras, este exemplo ajuda a entender uma análise fundamental que poderá incluir taxas de juro, inflação, PIB, etc.


Por outro lado, os analistas técnicos acreditam que não há nenhuma razão para analisar os fundamentos de uma empresa, porque estes são todos condensados no preço do ativo. Portanto, acreditam que toda a informação que precisam pode ser encontrada nos gráficos.


Horizonte temporal

A Análise Fundamental tem uma abordagem relativamente de longo prazo em comparação com a Análise Técnica. Enquanto a Análise Técnica pode ser usada num período de semanas, dias ou mesmo minutos (Day-Trade), a Análise Fundamental muitas vezes estuda os preços em períodos muito longos.


Os diferentes horizontes que estas duas abordagens utilizam é resultado da natureza do estilo de investimento que cada uma busca. Pode levar um longo tempo para o valor de uma empresa ser refletida no mercado. Por isso, quando um analista fundamental estima o valor intrínseco, um ganho não é contabilizado até que o preço de mercado da ação suba para o seu valor "correto".


Este tipo de investimento é chamado de investimento de valor e assume que o preço de uma ação no mercado de curto prazo é errado, mas isso vai se corrigir no longo prazo. Este "longo prazo" pode representar um período de tempo tão longo quanto de vários anos, em alguns casos.


Além disso, os números que uma Análise Fundamental estuda são apenas libertados ao longo de grandes períodos de tempo. As demonstrações financeiras são divulgadas trimestralmente e mudanças nos ganhos por ação muitas vezes está relacionado com situações externas à empresa como indicadores do PIB nacional, taxas de emprego e outros indicadores económicos, ao contrário das informações de preço e volume encontrados na Análise Técnica.



As Análises podem coexistir?


Embora a Análise Técnica e Análise Fundamentalista são vistas por muitos como antagónicos, muitos participantes do mercado tiveram grande sucesso ao combinar as duas. Por exemplo, alguns analistas fundamentais usam Análise Técnica para descobrir o melhor momento para comprar um título subvalorizado. Muitas vezes, essa situação ocorre quando o título está severamente em sobrevenda. Ao calcular quando comprar um título, os ganhos sobre o investimento podem ser aumentados.


Alternativamente, alguns investidores técnicos podem olhar para os fundamentos para adicionar força para uma análise. Por exemplo, se um sinal de venda é dado através de padrões técnicos, um investidor técnico pode reafirmar sua decisão ao olhar para alguns dados fundamentais.


Muitas vezes ter ambos os fundamentos e as técnicas a seu lado pode fornecer o melhor panorama para um trade. Misturar alguns dos componentes de análise técnica e fundamentalista não é bem visto pelos grupos mais radicais de cada escola, mas há, certamente, benefícios em, pelo menos, entender ambas as escolas de pensamento.

63 visualizações
Alunos
Broker
Contactos
  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

 Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um risco elevado de perda rápida de dinheiro pela alavancagem. Entre 74% e 89% das contas de investimento de investidores particulares perdem dinheiro em trading de CFDs. Deve considerar se compreende a forma de funcionamento dos CFD e se pode correr o elevado risco de perder o seu dinheiro.

© 2020 Todos os direitos reservados para Futuros Infinitos Academy