Tipos de broker existentes
As corretoras estão divididas em dois grandes grupos: aquelas que possuem dealing desks (mesas de negociação ou mesas de operações em português) e as que não possuem. O termo Mesa de Operações é uma referência às mesas de negociação (trading desks) dos grandes bancos – que em última instância são os verdadeiros responsáveis por prover liquidez no mercado.
Quem opera essas mesas também é chamado de dealer. Assim como num jogo de cartas onde o dealer é aquele quem distribui as cartas, quem opera a Mesa de Negociações faz o mesmo: distribui as ordens de compra e venda da melhor forma possível.
Market Maker
Market Makers: Corretoras com dealing desk
Na teoria uma corretora (broker) tem o papel de te dar acesso a um mercado que exista “de verdade” mas em muitos casos as corretoras de Forex não “repassam” as operações para o mercado e assumem esse papel de dealers ficando com o outro lado das operações (trades).
É justamente por isso que esse tipo de corretora é chamado de Market Maker (criadora de mercado), porque ao invés de levar as operações para o “mercado real” e procurar alguém que queira vender o que você quer comprar a corretora literalmente cria um mercado, ficando automaticamente “contra” os seus clientes traders em todas as operações que são abertas.
A principal crítica que é feita a esse modelo é o conflito de interesses existente entre a corretora e os seus clientes, já que quando os clientes perdem, ela ganha.
-
Geralmente Oferecem Spreads Fixos;
-
Têm lucros com as perdas de seus clientes;
-
Existe a possibilidade de manipulação de preços.
Straight Through Processing (STP)
As corretoras do tipo STP (processamento direto, em português) assumem o outro lado da operação de seus clientes mas enviam quase automaticamente todas as operações para os Provedores de Liquidez (geralmente bancos), independentemente de existir contra-partida interna (outro trader com operação inversa) ou não.
Em alguns casos, quando não encontram automaticamente oportunidades interessantes de hedge da ordem, as corretoras do tipo STP podem assumir o outro lado da operação de seus clientes.
-
Acesso real aos mercados;
-
Baixa probabilidade de conflito de interesses;
-
Spreads Variáveis (quase sempre);
-
Lucro da corretora vem de Spreads + Hedge.
STP + Direct Market Access ( STP+DMA)
Nesse modelo a corretora passas as ordens de seus clientes diretamente para o Provedores de Liquidez, que serão “preenchidas” no melhor preço disponível nesses provedores (adicionadas de um pequeno spread da corretora).
Isso é feito usando a execução de mercado, que garante que todas as ordens serão “preenchidas” no melhor preço disponível. Como a tecnologia DMA sempre oferece preços reais, não existem re-quotes (ordem aberta em preço diferente do que você vê) e operações são sempre abertas e fechadas quando se clica.
-
Acesso real aos mercados;
-
Maior quantidade de provedores de liquidez;
-
Não há conflito de interesses;
-
Spreads variáveis;
-
Sem possibilidade de re-quote;
-
Lucro da corretora vem dos spreads.
Corretoras do tipo ECN
ECN é uma sigla para Electronic Communications Network (Rede eletrônica de comunicação), que é a tecnologia utilizada por corretoras desse tipo. Trata-se basicamente de uma rede que agrega diversos provedores de liquidez e traders de diferentes “tamanhos”.
Essa rede agrega todos preços (quotes) e exibe apenas os melhores preços de BID e ASK que formam os spreads, o que faz com que os spreads algumas vezes cheguem a zero.
Nesse modelo milhares de ordens de um gigantesco número do participantes do mercado são recolhidas, formando um “aquário” no qual as ordens são executadas (clearing). Cada participante recebe uma conta-ordem sem a participação de um intermediário.
A execução de transações ocorre através da seleção automática de ordens relevantes, que leva em consideração parâmetros como o preço da oferta/demanda e o volume da ordem. Quando esses fatores coincidem ambas as ordens são executadas.
Quando um cliente clica no botão para abrir uma ordem, ocorre a transmissão do pedido para um único book. Como esse processo é 100% automatizado, todo o processo geralmente leva frações de segundos e os clientes recebem a confirmação de execução da ordem quase instantaneamente no momento em que clicam em Comprar ou Vender.
No fundo o modelo é ECN um modelo do tipo DMA mais avançado, sendo que a principal diferença está na quantidade de Provedores de Liquidez agregados e que as corretoras do tipo ECN não ganham com spreads e sim com comissões.
-
Acesso real aos mercados;
-
Maior quantidade de provedores de liquidez;
-
Mais transparência
-
Não há conflito de interesses;
-
Spreads Variáveis;
-
Sem chance de re-quote;
-
Lucro da corretora vem das Comissões.
Serviço de Bolsa ou Exchange
Uma Exchange é a bolsa pura, onde os brokers, bancos e outras instituições estão a realizar as operações. O trader conecta-se a um broker que por sua vez lança as ordens na exchange, normalmente através de um intermediário de brokers.
Neste caso não existe pagamento a intermediários, as operações são direta e praticamente instantâneas. Na realidade tem todas as vantagens de uma ECN mas direto ao mercado com transações casadas electronicamente e de forma anónima sem intervenção de intermediários.
É este serviço que a Academia representa oferecendo um serviço diretamente à Exchange, portanto, o melhor serviço de mercado para um trader.
-
Acesso real à bolsa;
-
Maior quantidade de provedores de liquidez;
-
Totalmente automático;
-
Mais transparência
-
Não há conflito de interesses;
-
Spreads Variáveis;
-
Sem chance de re-quote;
-
Lucro da Exchange vem das Comissões.
Temos este serviço para disponibilizar. Fale connosco para saber mais.